Felix Kjellberg tem 25 anos, 37
milhões de seguidores no seu canal do YouTube e ganhou 7 milhões de dólares
apenas em 2014. E conseguiu-o com vídeos em que aparece a jogar videojogos.
A sua história pode mesmo alimentar
o mito de que é simples tornar-se um milionário com o YouTube.
Mesmo porque, assim como Felix (que
é conhecido online como PewDiePie), há outros youtubers que alcançaram fama e
riqueza aparentemente do nada.
Mas eles são apenas a ponta do icebergue.
"Assim como noutras áreas, há alguns lá
no topo que estão excepcionalmente bem, mas há uma imensa fila de pessoas que não ganha absolutamente
nada", disse à BBC o analista Ian Maude, da empresa Enders Analysis.
Tédio
Mas então, qual o segredo para
ganhar dinheiro no YouTube?
Paradoxalmente, a dica para se
começar a ganhar dinheiro no site é justamente não tentar ganhar dinheiro no YouTube, segundo vários
analistas e "vlogueiros" (blogueiros de vídeo) bem-sucedidos.
Segundo Steven Oh, diretor de
operações da rede de notícias online The Young Turks, a chave para quem acabou de começar a fazer upload dos seus
vídeos no YouTube é não pensar na monetização, mas sim criar, antes disso, uma
audiência fiel de seguidores e estabelecer uma relação com eles.
O analista Maude concorda:
"As pessoas têm de ver algo de
especial em você. Não funciona com todos."
Kjellberg conta que começou no
YouTube porque estava entediado, não porque queria ficar famoso ou rico.
E esse é justamente um traço comum a
vários vlogueiros que hoje ganham dinheiro do YouTube: eles não começaram a
fazer upload de vídeos para ficarem
milionários e viver disso - estavam apenas a fazer o que gostavam e a dar
espaço para algo que era um hobby ou algo do tipo.
Dessa maneira, acabaram por criar
produtos que eram atrativos para uma comunidade de utilizadores que partilhava
da mesma paixão - seja ela jogar videojogos, usar maquiagem ou comentar sobre
novos brinquedos.
O êxito e, consequentemente, o
dinheiro vieram a seguir.
O êxito e, consequentemente, o
dinheiro vieram em seguida.
A
história de PewDiePie
O sueco por trás de PewDiePie, Felix
Kjellberg tem seu canal no YouTube há cinco anos.
Segundo o site socialbade.com, que
mede audiência de redes sociais, ele é o youtuber com mais assinantes e
visualizações do mundo: 37 milhões e mais de 9 bilhões, respectivamente.
Mas seu sucesso não chegou do nada,
segundo explicou o sueco em um vídeo que ele postou na terça-feira, em resposta
à repercussão gerada após uma matéria no jornal sueco Expressen, que disse que
ele ganhou, no YouTube, mais de US$ 7 milhões em 2014.
Kjellberg diz no vídeo que no começo
não tinha dinheiro para comprar um bom computador para poder gravar e editar os
vídeos.
Ele conta que era um estudante
vivendo de empréstimo estudantil no banco quando conseguiu vender alguns
trabalhos de arte online e finalmente conseguiu comprar o computador que
queria.
Para poder se dedicar ao seu hobby
de jogar games, ele deixou a faculdade e começou a vender cachorro quente para
poder se sustentar.
O sueco afirma que não imaginava que
chegaria a ser milionário fazendo o que mais gostava.
"Eu sabia fazer vídeos, mas não
fazia ideia que se podia ganhar dinheiro com isso. Não foi como se eu tivesse
deixado a faculdade para investir nessa carreira", disse em seu vídeo, que
em dois dias já tem mais de 3,8 milhões de visualizações.
Em dois dias, o vídeo do sueco sobre
sua renda no YouTube já teve mais de 3,8 milhões de visualizações.
Segundo Maude, o segredo do sueco é
que ele tem muito apelo entre jovens e adolescentes e ele interage com eles.
"É estranho imaginar que alguém
ganhe tanto dinheiro com o YouTube, mas ele tem o equivalente a metade da
população da Grã-Bretanha o assistindo."
Quem
ganha quanto?
É difícil dar números concretos
sobre o quanto de dinheiro os vloggers estão ganhando, já que eles firmam com o YouTube
um acordo de confidencialidade e não podem revelar valores abertamente.
A maior parte do que ganham vem de
anúncios vinculados aos seus vídeos, que aparecem sobre o vídeo ou antes de ele
começar.
O YouTube fica então com uma
porcentagem desses valores.
Mas a renda com publicidade varia
enormemente de um canal para outro, dependendo do tipo de publicidade que
atraem.
Os vloggers não têm renda regular,
já que o número de visualizações pode variar bastante de um mês para outro,
dependendo da popularidade dos vídeos.
Além disso, os vloggers não cobram
por cada visualização.
Por um lado, nem todos os vídeos que
publicam têm publicidade - isso é controlado pelo YouTube.
E, por outro, só há monetização
quando o usuário interage com o vídeo, clicando sobre ele ou o assistindo
inteiro.
Por isso, muitos vloggers
frequentemente usam táticas alternativas para gerar uma renda adicional com
seus posts, seja com conteúdo patrocinado ou com o merchandising de produtos.
Um exemplo é usar um batom de uma
determinada marca em um tutorial de maquiagem.
Os canais do YouTube que estão
gerando renda têm acesso a uma série de ferramentas analíticas para monitorar
tanto a publicidade como a renda.
Para encontrar mais informações em
inglês sobre como gerar verba no YouTube visite o YouTube Creator Academy,
feito para os criadores de conteúdo.
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